segunda-feira, 29 de setembro de 2014

O QUE VESTIR PARA IR TRABALHAR? - Dress Code para empresárias











As mulheres estão cada vez mais poderosas, ocupando cargos de chefia antes inimagináveis. Independente da posição ocupada é cada vez maior o número de mulheres no mercado de trabalho, ambiente antes predominantemente masculino. Com essa “invasão” feminina no mercado profissional surgem as dúvidas de como se vestir, de como estar adequada num ambiente mais formal mantendo a sua personalidade.





Já se sabe que a apresentação pessoal é muito importante no mercado de trabalho, através da imagem pode-se passar a impressão de segurança e de confiança ou o inverso, se se não estiver vestida adequadamente. A roupa pode servir como ferramenta de decisão de desempate entre duas profissionais de qualificações semelhantes, uma executiva com um look impecável vai causar melhor impressão!
Atualmente as executivas têm uma ampla opção de modelos, tecidos, cores e acessórios para compor um visual moderno, elegante e confortável, sem perder a formalidade necessária. Não precisam de ficar limitadas ao fato preto com blusas brancas ou cinzentas com medo de errar, e de não passar uma imagem formal e de respeito, caindo na armadilha do “preto básico”.







PARA NÃO ERRAR

SEGUEM-SE ALGUMAS DICAS 
DE OURO PARA 
ESTAR SEMPRE BEM VESTIDA! 





Regra de Ouro 
Ter bom senso!!!









Os acessórios estão entre os grandes aliados para equilibrar a formalidade e trazer mais personalidade aos looks.


Respeite sempre o seu tipo físico, conhecer o seu tipo físico e o que mais se adequa a ele é uma das regras de ouro do estilo. 
As roupas muito largas aumentam a silhueta e dão a impressão de desleixo, as muito apertadas marcam as formas do corpo e podem evidenciar as “gordurinhas”.



Evite decotes e roupas muito provocantes, afinal é o seu talento profissional que precisa de ser reconhecido.



Se estiver a começar numa empresa, verifique se a mesma sugere um Dress Code específico. Observe as executivas que já trabalham no setor, principalmente as de cargo acima do seu.



Adquira peças básicas e de preferência com bom corte e bom tecido. Assim, a base do look estará pronta. Depois, se o Dress Code da empresa permitir, é só complementar o look com alguns acessórios para criar um visual mais moderno. Mesmo que já tenha usado as peças por diversas vezes, inove coordenando com outros acessórios, como por exemplo: com um cinto, um lenço, um maxi colar 

A roupa ideal é aquela que se adequa às várias situações ao longo do dia, por exemplo, consegue trabalhar, ir a um almoço e ir a uma happy-hour.




Aposte: bem blazers, malhas finas, conjuntos de camisa ou blusa com calças ou saias “lápis”, sapatos cômodos e clássicos tipo "channel" e "scarpin", coletes, vestidos de modelo tubo, bijutarias finas, joias clássicas e lenços. Opte pelos tons neutros e evite muitos estampados. Não quer dizer que não possa usar um conjunto vermelho.


Salvo a sua roupa íntima, mantenha longe do local de trabalho, tudo e qualquer tecido que tenha mais de 10% de elastano, licra ou afins na sua composição, evitando assim o uso de roupa inadequada ao cargo que desempenha.

Se trabalha num escritório ou num consultório (ou noutro ambiente formal) são proibidas: transparências, saias com rachas grandes, decotes exagerados, maquilhagem carregada e saltos muito altos. Evite as blusas “cai-cai” e as assimétricas (de um ombro só). Para alguns escritórios/consultórios deve-se evitar sandálias, preferindo o uso dos sapatos tipo peep toe, o "scarpin" é o calçado feminino que impõe mais respeito.



  
Posições de poder/chefia, se tem uma posição de chefia, opte por tecidos e modelos mais estruturados como blazers e para contrabalançar a sobriedade do visual, blusas de tecidos como a seda com estampados discretos.

Looks mais estruturados transmitem uma imagem de mais segurança.
Evidencie os ombros com costuras, ombreiras discretas e folhos (sem serem exagerados).
Ombros mais largos dão a impressão de maior responsabilidade.

                                                      
  
Por: Claudia Camacho
Categoria: Consultoria de Imagem Empresarial



                  "Menos é mais!"
             
                            Claudia Camacho







 

Sem comentários:

Enviar um comentário