sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

CLOSET CLEARING


COMO ORGANIZAR UM ROUPEIRO!?!


Acredito que já tenha passado por esta situação, olhar para o roupeiro e vê-lo cheio de roupas e reclamar:
"O que vou vestir?!"

Sabe qual é o motivo dessas frequentes queixas?

Falta de organização!



O guarda-roupa ideal é aquele em que encontra as peças certas. Muitas pessoas possuem um aglomerado de roupas, mas não têm o que vestir. Mesmo com dúzias de camisas, calças, blusas, saias e acessórios, acabam por vestir sempre a mesma roupa, ou seja, as que estão visualmente mais próximas e expostas.



"Nem consigo pensar no que vou que vestir!"


A ideia é o roupeiro ficar funcional, organizado e com uma boa visualização de todas as suas coisas. 
O número das combinações/coordenados irão multiplicar-se!



Eficácia na altura de se vestir! 
Os roupeiros que são um “desastre”, deixam qualquer pessoa desmotivada!


Mas, a verdade é que é necessário organizá-los!


  •  Porque têm muita roupa...
  •  Porque têm pouco espaço...
  •  Porque não estão funcionais...
  •  Porque parecem não ter solução...


1- primeiro passo é a limpezaTire tudo para fora do(s) roupeiro(s).



   a) Limpe o pó, aspire, lave e deixe secar antes de começar a arrumar a roupa.
        b) Separe todas as suas roupas em 3 “montes”:
  
     Para guardar - Escolha as roupas que realmente usa e que ainda lhe servem.
     Para arranjar - Separe as roupas que precisem de algumas atualizações, mas que estejam em bom estado.
     Para dar - Separe as roupas que já não usa e dê a uma instituição.


Apercebeu-se que parte das suas roupas irão para doação, outra parte irá ser reformulada e que ganhou mais espaço para a organização do roupeiro. 

Existe aquela peça de roupa que tem estado no seu roupeiro à espera que emagreça... ou que engorde... mas, já faz uns bons 3 anos que permanece à espera para ser escolhida! Está na hora de renovar!! 

Há também aquela peça de roupa com um valor sentimental ... guarde só as mais importantes. Tire uma foto às restantes peças de roupa para as recordar sempre que quiser!





Prefira cabides iguais para uma melhor harmonia. 

2- Segundo passo é pendurar as roupas da estação atual nos cabidesNão há necessidade de deixar as roupas de verão à vista/a uso quando estamos no inverno ou vice-versa.

3- Organize as roupas por ordem cromática (por cores), dos tons mais claros para os tons mais escuros e por último os estampados (ex: riscas, quadrados, etc.)




4- Guarde as roupas por categorias, por exemplo: separe todos os casacos, do mais leve até ao maior e coloque-os de um dos lados do armário, separe por cores também, mas principalmente pelo tamanho. Depois dos casacos, coloque os vestidos dos mais curtos e coloridos até ao mais comprido, e assim sucessivamente


5-   As roupas de prateleiras e gavetas demoram um pouco mais a organizar, porque precisam de ser dobradas e porque devem ficar +/- com o mesmo tamanho. 



6-  Ao arrumar a roupa interior, em especial os soutiens, tenha atenção para não os amachucar. 



7- Separe as malas, as clutches, as carteiras de uso diário das de uso formal/festas, é recomendado guardá-las em bolsas/sacos de TNT*(tecido não tingido) num local de fácil localização.



8- Guarde o calçado formal/festas em locais mais resguardados e em caixas ou em bolsas/sacos de TNT*(tecido não tingido), já os de uso diário, guarde-os em locais de fácil acesso como em sapateiras ou baús.  





  9- Os lenços e echarpes podem ser arrumados numa prateleira ou numa gaveta, enrolados ou dobrados, mas se o espaço é pequeno, pode ser interessante pendurá-los.





 10- Coloque as roupas da estação atual mais à vista e deixe as da estação seguinte na parte de cima do roupeiro juntamente com outras coisas que não precisa com tanta frequência!


11- É muito mais fácil escolher o seu look, quando tem uma melhor visão do todo o guarda-roupa! 



7 Looks/Combinações diferentes com a mesma saia.



    12- Manter um guarda-roupa limpoatualizado e arrumado permite-nos ter várias vantagens, tais como uma escolha rápida e eficaz na altura de se vestir, identificar o que está a faltar, não cometer erros e nem exageros na hora das compras.



Peças de roupa essenciais num roupeiro masculino.

 
13- O perfume do armário deve vir do cheiro do amaciador de roupa, quem deve estar perfumada é a pessoa que vai usar a roupa. Certo é que o roupeiro não tenha não tenha nenhum cheiro.

14- Uma ótima opção para evitar a humidade no guarda-roupa é fazer saquinhos de tule* (tecido tipo véu das noivas) com giz, pois o giz é à base de cal e combate a humidade - este conselho é bom especialmente para quem mora no litoral, onde a humidade é maior. Pendure os saquinhos nos cabides, nas gavetas não porque pode tingir a roupa.


15- Passadas estas etapas de limpeza e da seleção de roupas do seu roupeiro, ficaram as roupas que realmente veste, tanto na sua vida profissional como na sua vida pessoal. 




Exemplos de algumas combinações possíveis e adaptáveis a inúmeras situações.



"O papel de um Personal Stylist é organizar, atualizar e planear o guarda-roupa do seu cliente."          Claudia Camacho                              

                                          


"Quis dar às pessoas um guarda roupa básico, resguardá-las do ridículo, deixá-las livres para serem o que são."        Yves Saint Laurent                                               
Por Claudia Camacho
Categoria: Casa  e Decoração