O ambiente profissional está cada vez mais competitivo, não é
suficiente ser um bom
profissional, é preciso passar essa impressão para o mercado de trabalho. A roupa constitui
um conjunto de símbolos, ninguém precisa de se comportar e de
vestir exatamente como pede a profissão. Mas, existem algumas regras para
transmitir, as qualidades visuais e as posturas adequadas à pessoa que desempenha aquela função em questão.
É no trabalho onde passamos a maior parte do nosso tempo, por esta razão deveríamos ter mais atenção ao que vestimos, porque através do que vestimos damos a interpretar comportamentos/maneiras de estar.
É no trabalho onde passamos a maior parte do nosso tempo, por esta razão deveríamos ter mais atenção ao que vestimos, porque através do que vestimos damos a interpretar comportamentos/maneiras de estar.
Para melhor compreender
as regras de bem vestir no trabalho, indicarei as melhores
escolhas quanto à roupa adequada à mulher, considerando o estilo pessoal e o ambiente de
trabalho empresarial.
É importante construir com uma imagem
ideal, que transmita segurança e credibilidade para além de maximizar as
oportunidades, que proporciona à profissional o aumento de autoconfiança e de
segurança perante os desafios do dia a dia.
A profissional que se preocupa e que
investe na sua imagem, está um passo à frente no mercado de trabalho, e tem
maiores chances de alcançar os seus objetivos profissionais.
Os erros mais frequentes são maquilhagens excessivas, grandes
decotes, saias muito curtas e barrigas à mostra.
Este tipo de visual como o da senhora da blusa transparente (foto acima à direita), é inaceitável em qualquer ambiente de trabalho. O aconselhável é vestir por baixo da blusa uma camisola básica de alças no mesmo tom.
Roupas e sapatos gastos ou deformados também devem de ser
evitados, pois transmitem uma impressão de desleixo.
As mulheres têm maiores alternativas de cores e de estilos para
compor o seu visual de trabalho, podendo também variar nos acessórios.
Algumas
dicas e pontos chave a serem seguidos, independentemente da profissão e do estilo da
empresa:
- Mantenha-se discreta; não deixe que as roupas falem mais do que você, não exagere nos tons pastel, porque podem transmitir um ar de inocência e de fragilidade.
- Mantenha-se limpa e com a roupa em bom estado; é desagradável ver a roupa amarrotada; um cabelo despenteado ou sem manutenção de cuidados e de cor; mãos mal tratadas e/ou com unhas de vários tamanhos e/ou com verniz a descascar, etc.
- Não se exponha muito; roupas de ginástica, transparências excessivas, lingerie evidenciada, saltos altos e finos ou modelos muito justos. O local de trabalho não é lugar para se expor uma imagem sexy.
- Não seja vítima da moda; seguir todas as tendências pode demonstrar futilidade. Em compensação, um visual muito conservador pode parecer que está desatualizada. Mantenha um equilíbrio e se possível um ar jovem.
- Prefira maquilhagens leves e adequadas às suas feições e idade.
- Escolha roupas de bom corte e confortáveis, assim permanecerá bem durante todo o dia.
- Procure usar bijuteria com boa aparência e evite as que fazem barulho, é deselegante e atrapalha a concentração dos colegas da secretária do lado.
- Por fim, o importante é seguir as regras que se encaixam ao seu estilo pessoal e ao da empresa. O Dress Code não tem a função de uniformizar, mas sim, facilitar a escolha adequando a roupa, encontrando um equilíbrio entre o seu estilo e o da sua empresa, a qual representa e participa.
"Valorize-se seguindo estas regras e dicas de Consultoria de Imagem Empresarial.
O segredo do charme é ser autêntico!"